sexta-feira, 26 de junho de 2009

Um pouco de nerdisse...

Há um jogo não muito famoso nem muito desconhecido, chamado Age Of Empires, abreviado, obviamente, como AOE. As mulheres que o conhecem talvez desgostem dele, não sei muito bem o porquê; talvez seja devido a sua ligeira complexidade. Entre tantos sinos, chocalhos, gritos, o sexo forte talvez se sinta perdido.

Quando se começa um novo jogo, contamos apenas com um cavaleiro, 4 aldeões, se me não engano, e um pouco de comida, o que da pra fazer somente mais um aldeão. Estes são a base de tudo, constroem de tudo, entre quarteis militares, casas, sao lenhadores, pescadores, mineradores, construtores, e sao tudo ao mesmo tempo e a qualquer hora, só é necessario escolher. Custam "50 de comida", muito pouco ou quase nada, para quem é a base do Império.

Quanto mais aldeões, mais lenha, ouro e comida se tem. Assim, vc pode evoluir para as idades mais avançadas e desenvolver novas tecnologias, enquanto os aldeões continuam a extrair ouro, cortar madeira e fazer comida. Construindo um quartel voce cria militares, que no jogo sao os principais, pois nao se vence o adversário com um aldeão, estes nao matam nem lobo, literalmente. Dentre os militares, tem-se piqueiros, campeões, paladinos, arqueiros, além daquele específico de sua civilização. Esses citados sim, valem ouro, e muito ouro, se me nao engano de novo, diria que cada paladino custa 70 de ouro e, quem conhece o jogo, sabe quanto o ouro é valioso.

Pois bem, com o exercito montado, o objetivo é destruir todo o império adversário. Há quem opte por matar os pobres dos aldões, que nao fazem mal algum, e que já nao servem para nada. Ja se tem muita madeira, ouro, pedra e comida. Qualquer coisa, vá no mercado e troque. Quando a população atinge o número maximo, o primeiro que matamos de nosso povo são os aldeões, afinal quem vai desperdiçar 70 pratas, ou melhor, 70 só de ouro, sem contar comida e madeira? Matamos eles, tao indefesos, inuteis e baratos aldeões. Se precisar, vá no "centro da cidade" e faça outro, "pagando" 50 de comida. Muito fácil! por todo lado se tem um aldeão.

Jogo vencido, os militares comemoram a conquista, enquanto os aldeões continuam a extrair, lenhar, plantar...

E o motivo desse texto é para dizer que vejo aldeões todos os dias, indo para minha dignissima universidade, pela Av. "Antôn'cars". Eles são como no jogo, todos vestem camisas azuis e capacetes vermelhos...

R. G.